Vivemos um momento histórico da
educação pública no estado do Paraná. Professores trocaram as salas de aula
pelas ruas afim de reivindicar seus direitos e lutar por melhorias no sistema
de ensino. Esse período histórico não deve passar despercebido nas escolas, o
momento de discutir, e iniciar uma educação política de qualidade é agora, para
que futuramente tenhamos cidadãos críticos e conscientes.
Visando materializar as informações e
opiniões formadas durante esse período, propomos que alunos de ensino
médio desenvolvessem um jornal, onde neste esclareceram termos que fizeram
parte da pauta de reivindicações dos professores como paraná-previdência,
data-base, SAS, e o massacre sofrido pelos professores no dia 29 de abril
de 2015, além de poderem expor a opinião deles.
Alunos durante a montagem do jornal |
O primeiro contato com a turma se deu por meio de uma
metodologia chamada “Estudo de Caso”, dentro dessa metodologia era exposto
casos sobre a greve, mas não mencionando o assunto, para perceber a reação dos
alunos, após esse primeiro impacto foram feitas perguntas oralmente a fim de
levantar dados quanto a opinião dos alunos e seus familiares sobre a greve,
como eles se posicionaram, o que conhecem em relação ao Paraná Previdência, pacotaço,
data-base, se acham que greve é eficaz na conquista de direitos, entre outros.
Em seguida, através da metodologia de trabalho em grupo GVGO propôs-se
uma discussão em sala sobre os dados levantados, a fim de esclarecer dúvidas e definirmos
os conceitos.
Alunos durante a montagem do jornal |
Disponibilizou-se materiais informativos aos alunos notícias, textos
dissertativos desse período, e foi sugerido que os alunos desenvolvessem um
jornal, com textos, imagens, colunas, entrevistas com professores, etc. Tudo feito por eles com uma linguagem de fácil assimilação, para a comunidade escolar. O
mesmo foi disponibilizado após o término para a turma participante para a
disseminação.
Segue abaixo fotos do material produzido, segundo as concepções do 2º D.
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